Dor e os problemas do joelho
- Dr. Joaquim Ribeiro
- 10 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2021

Exercícios feitos moderadamente e sob orientação são benéficos para a saúde do joelho. Eles fortalecem a musculatura, dando maior estabilidade para a articulação, e podem até melhorar a qualidade da cartilagem articular. Porém, exercícios de alto impacto, com corridas de longa distância - fitebol - hugby - ou agachamentos extremos - forçam as articulações e podem trazer problemas para o joelho.
Alongamento são fundamentais para a qualidade da articulação, e sua prática diária impede o deslizamento fora do ângulo correto. Ainda, o hábito de alongar-se antes e após os exercícios aumenta a fluidez dos líquidos lubrificantes da articulação. Mas é importante ressaltar que todo exagero e a falta de orientação causam lesões. Durante os exercícios, evite excesso de cargam e chegar aos limites do movimento articular, além disso, todo sinal de dor é um indicativo de que a articulação precisa de cuidados.
Jamais mantenha as atividades se sentir algum desconforto articular, neste caso procure um fisioterapeuta ou médico para encontrar o problema, trate e somente depois, retorne às atividades, do contrário, as chances de iniciar processos crônicos aumenta. Por fim, se já existe algum problema articular instala, em hipótese alguma faça seus exercícios sem o acompanhamento de um fisioterapeuta, essa é a orientação do Dr. Joaquim P. Ribeiro, especialista no tratamento da dor e reabilitação regenerativa.
Segundo o Dr. Joaquim, alguns dos problemas que mais encontra na sua prática clínica diária são:

Lesões de meniscos: meniscos são estruturas que ajudam a absorver impactos durante a caminhada, além de manter a hidratação da articulação e impedir o atrito das cartilagens. Com frequência, ao girar o pé de apoio, como na mudança de direção, o joelho gira e lesa os meniscos, sendo muito comum na prática do futebol. Desta forma, causando inflamação e dor, muitas vezes precisando de reparação cirúrgica, mas na maioria dos casos, a fisioterapia é o tratamento de primeira escolha, juntamento com a adequada suplementação que ajuda na lubrificação articular.
Lesão de ligamento colaterais: forças aplicadas sob um dos lados do joelho, forçam o movimento num sentido que a articulação não permite. Com isso, os ligamentos colaterais podem ser lesados ou até rompidos. Na maioria dos casos, nos esportes, tem-se lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).
Artrose: doença degenerativa das cartilagens, quando no joelho, chamamos de gonoartose, mas pode ocorrer no quadril, coluna, e mãos. Acontece maior atrito entre os ossos, provocando inflamação, inchaço e dores, com o passar do tempo pode evoluir para rigidez articular. Esta condição está relacionada ao paciente que lesiona o joelho e não dá as devidas atenções, como iniciar o período de repouso, medicação, fisioterapia e reeducação do movimento articular, que é sempre prejudicado após qualquer tipo de lesão.